Este dia comemora-se anualmente a 2 de outubro e a data internacional foi instituída pelas Nações Unidas em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido nesse dia, em 1869.
O objetivo do Dia Internacional da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, e a sociedade em geral para a necessidade de uma educação para a paz, promotora de valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.
É na escola que esta mudança deve começar. Assim, o PNC propõe o visionamento da longa-metragem de ficção Recreio, de Laura Wandel.
Sinopse:
Nora tem sete anos e regressou à escola com Abel, o seu irmão mais velho. Quando ela percebe que ele é constantemente atormentado por alguns colegas, quer protegê-lo e contar aos pais. Mas ele obriga-a a guardar segredo. A pequena vê-se assim dividida entre o que considera certo e a lealdade à promessa que fez.
Em competição na secção Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes (onde arrecadou o prémio FIPRESCI), este é um drama sobre "bullying" e violência emocional entre crianças, que conta com assinatura da realizadora belga Laura Wandel.
Disponível para as escolas no streaming do PNC



A decorrer, ao longo do mês de abril, na plataforma de streaming do PNC: o cinema tem um papel fundamental na construção da memória histórica e no imaginário coletivo. Pelas razões mais abrangentes, podemos defender a ideia de que há um cinema político e, de forma mais cabal, de que todo o cinema é político. Além disso, no nosso entendimento, a missão de mostrar e valorizar o cinema português tem, da mesma forma, um cariz político. Desde 2020, o PNC tem dedicado uma programação especial à efeméride do 25 de abril, de que destacamos o Especial 25 de abril (2020), o ciclo Filmes para a Liberdade (2022) e o Especial 50 anos 25 Abril (2024).

















